ORGANIZAÇÃO DA MEMÓRIA DE EVENTOS CIENTÍFICOS: Comunicações formal e informal do Seminário Hispano Brasileiro de Pesquisa em Informação, Documentação e Sociedade
Comunicação cientifica formal. Comunicação Cientifica Informal. Repositório digital. Memória. Seminário Hispano Brasileiro (SHB). Animaverbovocovisualidade (AV3).
Apresenta um estudo acerca da constituição da memória científica do Seminário Hispano Brasileiro de Pesquisa em Informação (SHB) através da representação das comunicações formais e informais geradas em eventos científicos, aqui utilizando como estudo de caso do SHB. Objetiva, no âmbito geral, analisar como a comunicação formal e informal contribuem para a consolidação da memória científica do evento, por meio de sua representação em plataformas digitais, aqui se estabelece a utilização de repositórios. Especificamente, pretende traçar mecanismos para a materialização da comunicação informal, assim, possibilitando a sua salvaguarda, preservação e disseminação por meio dos repositórios, a partir das dimensões estabelecidas no conceito de AV3 e suas dimensões a comunicação informal pode ser caracterizada e assim materializada para sua representação e construção da memória. Estuda, para fins de fundamentação teórica, autores da Ciência da Informação relacionados às temáticas de comunicação científica, comunicação formal e informal, canais eletrônicos, representação da informação, AV3, repositórios digitais e repositórios temáticos. Os procedimentos metodológicos , seguem preliminarmente um estudo com a abordagem qualitativa, pois tem como objetivo explorar a materialização da comunicação informal, tendo uma análise subjetiva em relação ao fenômeno. Explorando as complexidades do registro das comunicação informais. Quanto à parte teórica, foi qualificada como pesquisa bibliográfica e documental. Como resultado busca estabelecer parâmetros para a materialização e disponibilização das comunicações informais.