Análise das interações políticas de senadores no Twitter para compreender o campo político do Senado colombiano.
Colômbia; Informação política; comunicação política; redes sociais; parlamento; liderança política (Tesauro da UNESCO).
O Twitter é uma das redes sociais mais relevantes para a formação de interações políticas online, devido à sua imediatez, viralidade, acessibilidade, interatividade e visibilidade. Desde a bem-sucedida campanha presidencial de Barack Obama em 2008, a plataforma tem sido objeto de vários estudos acadêmicos em diversos países. Alguns deles analisam as ações dos diferentes atores legislativos na plataforma. No entanto, e segundo a revisão bibliográfica realizada, conclui-se preliminarmente que ainda existe um vazio na literatura na Colômbia em relação aos estudos sobre as intervenções dos parlamentares colombianos na rede social. Visando preencher o vazio identificado, este projeto se concentra em descrever e entender o campo político do Senado colombiano no Twitter por meio da análise das interações dos agentes parlamentares nessa plataforma, com base num modelo explicativo e numa abordagem multiescala dos dados obtidos. Os procedimentos metodológicos consistiram no levantamento e análise de 106 contas de parlamentares colombianos no Twitter, ou seja, a maioria dos senadores eleitos, de 18 partidos políticos e coalizões, e duas contas institucionais do Senado.