Sistemas de museus e ações de informação: organização, (des) articulação e desafios do Sistema de Museus do Distrito Federal
Ciência da Informação; Ações de Informação; Política Nacional de Museus; Sistemas de Museus; Sistemas de Museus do Distrito Federal.
O trabalho investiga as ações de informação em diálogo com a articulação em redes e sistemas de museus, entendendo as políticas museais no Brasil na perspectiva de governança em rede e as implicações no Sistema de Museus no Distrito Federal. O Sistema de Museus do Distrito Federal, criado inicialmente em 1990 e restabelecido em 2012, consiste em estudo de caso com ênfase em suas ações de informação e na compreensão de sua organização, (des) articulação e desafios para sua continuidade. A pesquisa de metodologia qualitativa foipautada em revisão bibliográfica como aporte teórico sobre políticas públicas para museus, gestão de museus, redes e sistemas de museus e políticas de informação; análise documental realizada por meio da consulta ao arquivo da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal e em documentação do acervo do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, especificamente documentos da Fundação Nacional Pró-Memória do Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. O intuito foi compreender as ações de informação e os motivos que contribuíram para a descontinuidade.