Homens de pensamento e homens de ação: os colaboradores do SPHAN na formação de um cenário museológico no Brasil
Museus; formação de acervos; colaboradores; SPHAN.
A presente tese é uma investigação sobre a atuação da figura do colaborador nas primeiras décadas do Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Formado no ano de 1937, o SPHAN, tornou-se o órgão centralizador das práticas preservacionistas nacionais. Contando com a participação de alguns intelectuais modernistas, o órgão concentrou e coordenou as práticas de mapeamento, descrição, preservação e conservação dos bens nacionais, respaldado pelo Decreto-Lei nº25/1937, que regulamenta a prática do tombamento. Nesse cenário preservacionista, a instituição contava com a atuação de agentes – denominados como colaboradores, para realização das práticas de salvaguarda desses bens. Os colaboradores do SPHAN, prática de notoriedade entre 1937 e 1967, durante a gestão de Rodrigo Melo Franco de Andrade, atuavam em diversas esferas, entre a descrição de bens, tombamento arquitetônico, tombamento de coleções e a formação de novas instituições museológicas. É nessa esfera que o presente trabalho se encaixa, na investigação da atuação de alguns desses colaboradores na formação de acervos museológicos. Como espaço de análise, a tese se concentra em três museus criados na região de Minas Gerais, sendo eles: Museu da Inconfidência (1944), Museu do Ouro (1946) e Museu do Diamante (1954), abarcando o espaço temporal entre as décadas de 1940 e 1950. O objetivo é rastrear a atuação desses colaboradores frente ao processo de musealização e coleta de acervo, investigando o modus operandi de cada um deles, de forma individual e frente as práticas institucionais. Partindo da prerrogativa de que a memória institucional do SPHAN (atual IPHAN), construída ao longo dessas oito décadas, valorizou a participação de intelectuais proeminentes no cenário cultural entre as décadas de 1930/1940, objetiva-se entender como a atuação desses “outros” agentes, colaboradores responsáveis pela formação de acervos museológicos, contribuiu para formação de uma nova perspectiva museológica no país.