O USO DE TÉCNICAS DE CIÊNCIA DE DADOS PARA ANALISAR A COMUNICAÇÃO E COLABORAÇÃO CIENTÍFICA DOS PROFESSORES DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS BRASILEIRAS
Comunicação Científica. Ciência de Dados. Colaboração Científica. Comunidade Científica. Organização da Informação. Dados Abertos.
Este trabalho tem como principal propósito analisar a dinâmica da comunicação e colaboração científica entre os programas de pós-graduação em Ciência da Informação das Universidades Federais Brasileiras, buscando integrar diversas fontes de dados relacionadas à produção científica dos pesquisadores nesses programas. A pesquisa adota uma abordagem metodológica quantitativa, fazendo uso de técnicas estatísticas para mensurar os fenômenos de colaboração e comunicação científica entre os docentes desses programas. Para atingir esse objetivo, é essencial avaliar o intercâmbio de conhecimento, as parcerias acadêmicas e as redes de colaboração estabelecidas. Os dados coletados são devidamente armazenados em um banco de dados relacional, criado por meio da linguagem SQL, permitindo a organização, manipulação e limpeza eficazes das informações para análise. Este estudo visa contribuir significativamente para uma compreensão mais aprofundada dos padrões de colaboração e comunicação científica no contexto da Ciência da Informação, fornecendo insights valiosos para o aprimoramento contínuo desta área de conhecimento e incentivando a cooperação acadêmica entre as instituições de ensino superior brasileiras.