3D IMMERSIVE CONTENT PROCESSING AND COMPRESSION
Malha 3D e nuvem de pontos, codificação incorporada, super-resolução, otimização de taxa de distorção
Esta tese aborda o avanço de técnicas de compressão e super-resolução para nuvens de pontos e meshes dinâmicas em!D, fundamentais em aplicações como realidade virtual, navegação autônoma e telepresença. O trabalho inclui várias contribuições, cada uma visando um desa)o especí)co dentro desses domínios. Inicialmente, apresentamos um método inovador de super-resolução fracionária para melhorar a geometria de nuvens de pontos voxelizadas, aumentando a qualidade da compressão com perdas do codi)cadorGeometry-based Point Cloud Compression (G-PCC) doMoving Picture Expert Group (MPEG). Ao explorar auto-similaridades de vizinhança, nossa abordagem permite a restauração detalhada da geometria a partir de entradas com amostragem reduzida, dispensando treinamento intensivo e alcançando resultados comparáveis a técnicas de aprendizado de máquina. A tese também explora uma abordagem de codi)cação com zerotrees dentro do Video-based Dynamic Mesh Coding (V-DMC) do MPEG para meshes dinâmicas com variabilidade temporal. Utilizando uma estrutura hierárquica em árvore, o método proporciona codi)cação escalonável em qualidade, obtendo compressão e)ciente para sequências de meshes complexas. Por )m, propomos um esquema de alocação de bits ponderada pela importância de conteúdos para otimizar a compressão de ativos !D em aplicações de visão imersiva. Modelando a distorção com base em parâmetros de quantização, posição e fatores de câmera, nossa abordagem aprimora a )delidade visual em áreas-chave sem exceder restrições de taxa de bits. Coletivamente, essas contribuições atendem à crescente demanda por compressão e)ciente e de alta qualidade de dados !D em aplicações imersivas, apoiando o desenvolvimento de soluções adaptáveis e e)cientes em recursos para diversos cenários reais