Banca de DEFESA: JOAO PAULO CARNEIRO RODRIGUES

DISCENTE : JOAO PAULO CARNEIRO RODRIGUES
DATA : 26/05/2023

Análise de Desempenho e Técnico-econômica de Impactos na Geração da Usina Fotovoltaica da Faculdade de Tecnologia na Universidade de Brasília

Energia Solar, Manutenção, Monitoramento Remoto, Qualidade de Energia Elétrica, Simulação Computacional.

Atualmente, impõe-se preocupante cenário global a respeito do meio ambiente, haja vista que, antes tidos como infinitos ou abundantes, os recursos disponibilizados por ele estão cada vez mais escassos. Nesta seara, ganham destaque os sistemas fotovoltaicos, capazes de produzir energia elétrica a partir do Sol, fonte renovável e sustentável de energia. Neste contexto, encontra-se este trabalho acadêmico, de forma a contribuir com a sociedade, ao se realizar ampla análise técnico-econômica de um sistema fotovoltaico instalado em destacada instituição pública de ensino superior, em consonância com os índices utilizados pela literatura atual, bem como em comparação com outros sistemas similares. Trata-se de sistema inaugurado em 2019, composto por 450 módulos fotovoltaicos, com potência nominal de 150kWp, instalado na Faculdade de Tecnologia da Universidade de Brasília. Em acréscimo, é realizada uma simulação computacional desta usina, por meio do software System Advisor Model – SAM, a fim de se verificar o desempenho teórico do sistema e comparálo com o desempenho real aferido, avaliando-se discrepâncias sob a óptica da análise de fontes de danos e perdas, seja por externalidades, seja por outras questões técnicas. Ademais, avaliam-se, ainda, os parâmetros de qualidade de energia elétrica apresentados por esse sistema, medidos in loco, à luz dos requisitos estabelecidos pelos normativos vigentes. Por derradeiro, considerando as variáveis técnicas e econômicas que norteiam a área de energia solar fotovoltaica, é proposto Plano de Manutenção, Operação e Controle – PMOC, a ser aplicado a estes sistemas, de forma a se colaborar com rotinas de manutenção preditiva e preventiva que permitam a previsão e a identificação de falhas, em tempo adequado para a devida atuação tempestiva.

Externo à Instituição - ARTHUR COSTA DE SOUZA - UNIFEI - UNI
Interno - 1084535 - AMAURI GUTIERREZ MARTINS BRITTO
Presidente - 3145900 - FERNANDO CARDOSO MELO
Interno - 1402255 - FRANCIS ARODY MORENO VASQUEZ