DETECÇÃO DE FATORES DE RISCO PARA DOENÇAS CARDÍACAS A PARTIR DE PRONTUÁRIOS ELETRÔNICOS, USANDO TÉCNICAS AVANÇADAS DE PNL
processamento de linguagem natural, extração de informações, fatores de risco, doença cardiovascular, mineração de texto, prontuários médicos.
Doenças cardiovasculares são uma das principais causas de mortalidade global, destacando-se pela sua prevalência e impacto significativo na saúde pública. No entanto, é importante salientar que, na maioria dos casos, essas condições podem ser prevenidas com a identificação e gerenciamento adequado dos fatores de risco associados. Entre esses fatores, destacam-se o tabagismo, hipertensão arterial, diabetes, obesidade, sedentarismo e alimentação inadequada. A utilização de prontuários eletrônicos para identificar esses fatores de risco pode ajudar na intervenção precoce, permitindo a análise detalhada do histórico de saúde do paciente, incluindo histórico familiar de doenças cardiovasculares, medições de pressão arterial, níveis de colesterol, hábitos de vida e outros indicadores de saúde. Com estas informações em mãos, profissionais de saúde podem desenvolver planos de intervenção personalizados, focados na modificação de comportamentos de risco e na implementação de estratégias preventivas direcionadas, de maneira mais fácil e automatizada.