Banca de DEFESA: Guilherme Araujo Mattos

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Guilherme Araujo Mattos
DATA : 29/07/2022
HORA: 14:00
LOCAL: FGA
TÍTULO:

Conversores A/D e D/A com amostragem adaptativa utilizando Transformada Wavelet no domínio analógico e  reconstrução polinomial através dos coeficientes de Lispchitz


PALAVRAS-CHAVES:

conversor analógico-digital, expoente de Lipschitz, transformada Wavelet, conversor digital-analógico,reconstrução polinomial, sub-Nyquist.


PÁGINAS: 80
RESUMO:

Este trabalho apresenta uma proposta para reduzir dados e energia consumida no processo de conversão de sinais, nos domínios digitais eanalógicos. Para isso, são utilizados dois sistemas de conversores. Um sistema analógico-digital (A/D) com compressão de informação eamostragem adaptativa mediante o uso do coeficiente de Lipschitz e das propriedades da Transformada Wavelet. O coeficiente de Lipschitzcaracteriza a forma de onda em um determinado ponto. A utilização do expoente comprime a informação, reduzindo o número de amostrasnecessárias para o processo de conversão, ainda assim, mantendo uma alta resolução. Outro sistema desenvolvido neste trabalho é o conversordigital-analógico (D/A) dedicado, que realiza o processo de reconstrução do sinal analógico por um arranjo polinomial. O sinal é reconstruído com asinformações de amplitude, tempo e expoente. Essas são as saídas do A/D, e consequentemente, as entradas do D/A. É utilizada uma reconstruçãofundamentada na morfologia do sinal usando um método de aproximação polinomial, reduzindo significativamente a taxa de amostragem.Foram desenvolvidos os circuitos que realizam o cálculo do expoente usando a Transformada Wavelet. Após a construção dos circuitos necessáriosna ferramenta Virtuoso foram testadas quatro formas de onda com expoentes conhecidos, com intuito de verificar se o sistema consegue realizar adetecção. Realizou-se então uma variação dos parâmetros do circuito, da temperatura e da alimentação, gerando 300 amostras para cada sinal.Verificou-se estatisticamente através do teste T para os sinais queapresentaram distribuição normal, e utilizando o teste de Wilcoxon para o sinal que não apresentou-a. O resultado obtido foram expoentes que nãodesviaram consideravelmente do valor nominal, indicando que é possível obter fidedignidade na obtenção do expoente.Na construção do sistema D/A era necessário gerar quatro ondas base combinando-as e ponderando-as para gerar um expoente n qualquer. Nestetrabalho foram testados 16 expoentes (4 bits na informação do expoente) espaçados de diferentes maneiras, variando o valor entre 2 a 0,25. Foramtestadas as ondas obtidas pelos circuitos projetados comparando-as com as formas de ondas ideais. O resultado do sistema mostra um erro RMSmenor que 636 uV para a curva mais acentuada. Foi realizada também a reconstrução de um sinal de ECG, onde há uma redução na taxa deamostragem de 95,08% em relação a um conversor ideal com taxa de amostragem linear de 2 KS/s. Uma redução elevada nas informaçõesnecessárias para a reconstrução, mesmo realizando uma comparação com um conversor que apresenta uma taxa de amostragem baixa.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - FERNANDO CHAVEZ PORRAS
Interno - 2343453 - CRISTIANO JACQUES MIOSSO RODRIGUES MENDES
Externo ao Programa - 1855503 - JOSE EDIL GUIMARAES DE MEDEIROS
Presidente - 1781626 - SANDRO AUGUSTO PAVLIK HADDAD
Notícia cadastrada em: 15/07/2022 12:50
SIGAA | Secretaria de Tecnologia da Informação - STI - (61) 3107-0102 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - app04.sigaa04