Análise comparativa de diferentes técnicas de controle de suspensão semi-ativa aplicadas em amortecedores MR do mundo real
Dinâmica veicular, Controle de vibrações, Amortecedor semi-ativo, Amortecedor, Magneto-reológico, otimização genética.
Essa dissertação busca avaliar computacionalmente o desempenho de diferentes estratégias de controle de suspensões semiativas em maximizar o conforto e da segurança de sistemas veiculares dotados de suspensões com amortecedores magneto-reológicos de comportamento realista.
Objetivando analisar o desempenho de diversos controladores em uma planta veicular realista, muitos modelos de amortecedor MR foram contemplados. Quatro diferentes propostas foram testadas em Simulink: O modelo de corpo de Bingham, o modelo Bouc-wen assimétrico, um modelo Sigmoide Duplo de alto desempenho denominado modelo Wang e uma nova forma modificada do modelo Wang com base na equação logística. Os parâmetros dos modelos foram otimizados com um algoritmo genético e classificados com base na capacidade de replicar dados experimentais de Força. O modelo Wang modificado proposto na tese teve o melhor desempenho. Fez-se uma modificação no método de cálculo do parâmetro ”velocidade de pico” do modelo de Wang devido a problemas de divergência em simulações veiculares. Propos-se dois novo métodos. Simulações comparativas revelaram que as formulações propostas resistiam a distúrbios aleatórios em uma faixa mais ampla de condições de simulação. Uma era melhor para excitações harmonicas, enquanto a outra era melhor para excitações transientes. Escolheu-se usar a última. O modelo Wang modificado resultante foi usado nas simulações de veículos.