ESTUDO COMPARATIVO DE ALGORITMOS DE OTIMIZAÇÃO PARA IDENTIFICAÇÃO DE PARÂMETROS DO MODELO SIGMOIDE DE UM AMORTECEDOR MR
Sigmoid, Fminsearch, Differential Evolution, Amortecedor MR.
Este trabalho tem como foco a identificação de parâmetros de um amortecedor magneto-reológico (MR) comercial. O comportamento não linear do amortecedor MR foi modelado utilizando o modelo parametrizado sigmoid proposto por Wang, baseado no comportamento dinâmico experimental de um amortecedor MR utilizando técnicas de ajuste para funções senoidais simétricas e não simétricas. Dois métodos de otimização foram utilizados como algoritmos de minimização são eles: método de busca simplex de Nelder-Mead (fminsearch) e a evolução diferencial. O desempenho dos métodos de otimização foi comparado. A dependência da frequência de excitação, do deslocamento do pistão, da corrente aplicada na bobina do amortecedor e a temperatura de operação do amortecedor MR também foram avaliadas. A validação do modelo paramétrico foi alcançada comparando-se os resultados experimentais com os valores simulados. Os resultados mostraram que a metodologia proposta é eficaz na identificação de parâmetros do amortecedor MR e pode ser utilizada para aprimorar o desempenho do sistema de suspensão semiativa.