Banca de DEFESA: Jalusa Maria da Silva Ferrari

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Jalusa Maria da Silva Ferrari
DATA : 10/11/2023
HORA: 13:30
LOCAL: Videoconferência Plataforma Teams
TÍTULO:

Problema Inverso de Identificação de Dano na Conexão de uma Estrutura Aeronáutica usando Modelagem Dinâmica e Incertezas


PALAVRAS-CHAVES:

problema inverso, identificação de dano, dinâmica de estruturas, incertezas.


PÁGINAS: 101
RESUMO:

Na aeronautica, a necessidade de identificar e monitorar danos em estruturas complexas e de difícil acesso ainda apresenta um grande desafio para as tecnicas não destrutivas de monitoramento existentes. Os métodos baseado em Structural Health Monitoring (SHM) demonstram o potencial de identificar e monitorar danos em aeronaves através de um sistema on-board de compararação imediata com uma base de dados existentes. Nesse sentido, o presente trabalho propõe um estudo numérico usando método de predição de dano SHM com a solução do problema inverso. A estrutura de estudo foi uma viga engastada com condições de contorno elásticas modelada através de um modelo de baixa ordem de fidelidade. Usando elementos finitos, uma junta aparafusada com 4 parafusos NAS6208-16 foi modelada no Ansys APDL usando o elemento combin14 a partir de 6 rigidezes, onde 3 rigidezes sao de torção e 3 são de flexão. Uma análise de convergência foi realizada, resultando na avaliação da modelagem do problema com condições elásticas e em uma discretização de 20 elementos usando funções de interpolação quadrática entre os elementos. Os danos da viga foram definidos atravez de uma perda de torque de aperto nos parafusos variando de 5% a 50%, resultando em uma perda de rigidez na conexão da viga. Usando um índice-R, foram avaliados os resultados com base na aceleração na direção vertical e normalizado em relação ao sinal de aceleração máxima coletada. Simulações transientes usando superposição modal foram realizadas para avaliar a robustez do índice-R. Como primeiro resultado, observou-se que o índice-R selecionado é robusto em relação à mudança na posião de aplicação da força e também na quantidade e distribuição de nós para leitura de dados. Foi possível aproximar os resultados através de uma única curva quadrática, a partir das medias obtidas do índice-R. Foram traçadas curvas de limite de confiança de 95% em cima dos valores médios, possibilitando uma tentativa na solução do problema inverso. Com a adição de ruído de 1% a 5% nos dados obtidos de aceleraão vertical, a detecção de perda de torque em baixos níveis foi prejudicada. Apesar disso, atraves da análise do intervalo de confiança, o método ainda se mostrou capaz de identificar satisfatoriamente perdas de torque acima de 25%, principlamente quando foi considerado o uso da média dos valores obtidos nos sensores para o cálculo do índice-R.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - LIÉRCIO ANDRÉ ISOLDI - FURG
Presidente - 1693584 - JHON NERO VAZ GOULART
Interna - 1734228 - MARIA ALZIRA DE ARAUJO NUNES
Interna - 2213675 - SUZANA MOREIRA AVILA
Notícia cadastrada em: 30/10/2023 10:27
SIGAA | Secretaria de Tecnologia da Informação - STI - (61) 3107-0102 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - app26.sigaa26