SEMEANDO EDUCAÇÃO AMBIENTAL E CULTIVANDO CAMINHOS PARA UMA EDUCAÇÃO DO E NO CAMPO: ESTUDO DE CASO EM UMA ESCOLA SUSTENTÁVEL NO DISTRITO FEDERAL
Educação do Campo; Educação Ambiental; Escola Sustentável; Distrito Federal.
Este trabalho busca compreender as relações entre os domínios epistêmicos, políticos e pedagógicos da Educação do Campo e da Educação Ambiental em uma escola localizada em um território da reforma agrária. O espaço educativo em questão é o CED Agrourbano Ipê e se localiza no CAUB I, no Riacho Fundo I, Núcleo Bandeirante, Distrito Federal. Essa escola foi escolhida devido a sua grande contribuição para a comunidade rural que fica entorno da instituição, assim como os seus projetos sustentáveis e agroecológicos que interligam a Educação do Campo e a Educação Ambiental. Nas especificidades que este lugar apresenta, seus avanços e desafios cotidianos, a pesquisa aborda de forma qualitativa através da pesquisa-ação as relações e temas ambientais que perpassam a escola, no processo de se constituir enquanto uma Escola do Campo.