ROWAHTUZE: o protagonismo indígena na educação pública do Distrito Federal.
Protagonismo indígena; educação indígena; práticas pedagógicas; escolas públicas, Distrito Federal.
Apesar da implementação da Lei nº 11.645/2008, que, a nível nacional, obriga o ensino de História e Cultura Indígena nas escolas e da Portaria nº 279/2018, que estabelece regras para a escolarização indígena no âmbito da Secretaria de Estado Educação do Distrito Federal, até então, o que vigora na maioria das escolas públicas do DF são práticas pedagógicas muito mais integracionistas que inclusivas. Salvo algumas exceções, as questões raciais e étnicas costumam aparecer nos Projetos Político-Pedagógicos das escolas como temas transversais e não como uma questão central de conhecimento, poder e identidade. Neste sentido, esta pesquisa tem como objetivo estabelecer diálogo com intelectuais, artistas e educadores indígenas residentes no Distrito Federal, que já desenvolvem trabalhos relacionados ao ensino da História e Cultura Indígena e Educação para as Relações ÉtnicoRaciais na Educação Básica da rede pública do Distrito Federal, para, não apenas apontar as eventuais lacunas, mas também sugerir possíveis caminhos para uma educação que contemple o protagonismo indígena na educação pública do DF: seus valores, tradições, conhecimentos e processos de constituição de saberes