SAEB 2021: AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL SOB A PERSPECTIVA DAS SECRETARIAS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO
Política de Avaliação da Educação Infantil; Educação Infantil; Questionários Contextuais; SAEB.
Esta pesquisa tem como objetivo analisar a percepção acerca da gestão da educação infantil no Brasil sob a perspectiva das Secretarias Municipais de Educação, a partir da aplicação do Questionário Eletrônico da Secretaria Municipal de Educação SAEB 2021. Para tal, o presente estudo será dividido em duas etapas: (1) inicialmente, será realizado um levantamento histórico do processo de Avaliação da Educação Infantil (EI) no Brasil, a partir de 2009, quando o Ministério da Educação (MEC) passa a investir sistematicamente na discussão da avaliação institucional para a Educação Infantil e os avanços do SAEB até 2019 que incluem a avaliação da Educação Infantil em nível nacional; (2) análise estatística do questionário aplicado pelo SAEB 2021 às Secretarias Municipais de Educação. Na primeira etapa, serão realizados levantamentos sobre o processo de construção da Avaliação da Educação Infantil no Brasil no período de 2009 a 2019, e os avanços do SAEB durante os anos de 1990 a 2019, culminando com a inclusão da Educação Infantil no SAEB a partir de 2019. Por fim, na segunda etapa, serão realizadas análises estatísticas descritivas e inferenciais com os dados obtidos por meio da aplicação do Questionário Eletrônico da Secretaria Municipal de Educação SAEB 2021, buscando assim um melhor entendimento da atual realidade de como a gestão da Educação Infantil está sendo realizada, segundo as Secretarias Municipais de Educação no Brasil.