(RE)CONFIGURAÇÃO DO CAMPO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR DO DISTRITO FEDERAL ENTRE 2010 E 2022: MOVIMENTOS E TENDÊNCIAS
Educação superior; Expansão da educação superior; Instituições de ensino superior; Distrito Federal.
Esta investigação descreve a dinâmica de configuração do campo da educação superior do Distrito Federal entre 2010 e 2022. Subscrevendo-se a uma vertente crítico-dialética, o estudo tem abordagem quantitativa e qualitativa, analisando dados secundários do Censo da Educação Superior sobre matrículas de graduação nas modalidades presencial e a distância de todas as instituições de educação superior do DF e entrevistando doze interlocutores. Entre esses, dirigentes de instituições públicas e privadas, pesquisadores e um membro de entidade representativa do segmento privado. Trazendo nuances e reflexões ao tema, considerase que o campo local foi reconfigurado pela atuação de grupos educacionais nacionais, com consequências para as formas de disputa no campo, principalmente quanto a prevalências de estratégias concorrenciais por preços. Também se conclui que o campo apresenta tendências de aumento de matrículas em EaD a partir da atuação dos mesmos grupos e diminuição de matrículas na modalidade presencial, havendo a pandemia de Covid-19 intensificado ambas. Por fim, constata-se a importância da política da educação superior, principalmente a ascensão e queda do Fies, na reconfiguração do campo da educação superior do DF no período.