A IMPLEMENTAÇÃO DO SISTEMA PERMANENTE DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL DO DISTRITO FEDERAL (SIPAE-DF): TERRITÓRIO EM DISPUTA
avaliações externas, SIPAEDF, responsabilização compartilhada, estratégias pedagógicas.
Este estudo tem como foco o Sistema Permanente de Avaliação Educacional da Secretaria de
Estado de Educação do Distrito Federal (SIPAEDF), formulado com o objetivo de assegurar o
processo distrital de avaliação dos estudantes, das unidades escolares e dos diversos níveis
administrativos do Sistema Público de Ensino do Distrito Federal. Considerando que o SIPAEDF
tem como finalidades precípuas contribuir para a garantia da qualidade educacional, para o
redirecionamento das políticas públicas educacionais e subsidiar a elaboração de intervenções
pedagógicas e administrativas, o presente estudo tem como objetivo investigar como o Sistema
Permanente de Avaliação Educacional da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal
pode congregar políticas de responsabilização compartilhada com a elaboração de intervenções
pedagógicas embasadas em evidências. A fim de permitir uma análise fundamentada e com rigor
metodológico necessário, debatemos questões teóricas a respeito da trajetória das avaliações
externas em larga escala no Brasil e no exterior, bem como a literatura produzida sobre a eficácia
escolar, as desigualdades educacionais e os fatores associados ao desempenho escolar. Também
aprofundaremos o conhecimento acerca das bases teórico-metodológicas do Sistema Permanente de
Avaliação Educacional da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. Orientado pela
abordagem qualitativa, optou-se pela estratégia metodológica do Estudo de Caso, no qual
recorremos à análise documental dos marcos legais sobre avaliações externas em larga escala e
sobre o Sistema Permanente de Avaliação Educacional do Distrito Federal (SIPAEDF), às
entrevistas semiestruturadas utilizadas com o intuito de identificar a compreensão dos atores
envolvidos com o SIPAEDF em diversas instâncias da Secretaria de Estado de Educação do Distrito
Federal e à pesquisa em grupo com coordenadores intermediários de Avaliação vinculados às
Coordenações Regionais de Ensino da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal.