Banca de QUALIFICAÇÃO: Andrea Ruas da Cruz Nogueira

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Andrea Ruas da Cruz Nogueira
DATA : 02/07/2024
HORA: 09:30
LOCAL: online
TÍTULO:

Vivências das crianças identificadas com autismo nos espaços escolares e não escolares de Montes Claros/ MG


PALAVRAS-CHAVES:

Infância e vivências. Autismo e inclusão. Espaços Escolares e não escolares.


PÁGINAS: 216
RESUMO:

Esta pesquisa tem como objetivo geral investigar as vivências das crianças identificadas com autismo nos espaços escolares e não escolares de Montes Claros/ MG. A articulação entre os conceitos de infância, autismo e de espaços escolares e não escolaressão questões relevantes para o campo da educação, por permitir uma discussão ética e política acerca dos contextos sociais, culturais e subjetivos destes sujeitos. Nossa fundamentação terá como base teórica os campos epistemológicos da Educação, Psicologia, Geografia e Sociologia da Infância respaldados pela abordagem HistóricoCultural de Lev Semionovich Vygotsky (2010, 2012, 2017). A metodologia utilizada é a qualitativa que, segundo Flick (2013) e André (2021), possibilita apreender o fenômeno proposto e valorizar o contato direto e prolongado da pesquisadora com o ambiente e com a situação que está sendo estudada. Os sujeitos participantes dessa pesquisa serão oito crianças identificadas com autismo e suas respectivas mães e/ou cuidadores. Os instrumentos para investigação dos fenômenos pesquisados e dos dados da pesquisa serão a observação participante, o método visual da fotografia e a entrevista semiestruturada. O campo de pesquisa será composto por quatro escolas da rede municipal de Montes Claros / MG e pelo Parque Municipal Milton Prates, localizado na área urbana dessa cidade. A análise dos fenômenos, vivenciados em campo, serão perscrutados pelo viés da análise de conteúdo por permitir investigar criticamente o corpus de uma pesquisa e seus múltiplos contextos. Essa pesquisa justifica-se, principalmente, por identificarmos nos estudos do estado de conhecimento lacunas com relação a pesquisas que visibilizem os direitos, as vozes, as linguagens e as vivências das crianças identificadas com autismo, em particular, nos seus espaços escolares e não escolares. Justifica-se, também, pela busca de uma consciência mais crítica e reflexiva diante do atual cenário educacional, marcado por constantes retrocessos e perpassado pelo uso abusivo de exclusões, pelos laudos médicos e pelas medicalizações dos corpos infantis e pela pouca ou restrita valorização ao campo social e cultural que perpassam os cotidianos e vivências dessas crianças.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - JADSON RABELO ASSIS - UNIMONTES
Interna - 1516150 - CRISTINA MASSOT MADEIRA COELHO
Externo à Instituição - JADER JANER MOREIRA LOPES - UFJF
Presidente - 1767526 - MARIA LIDIA BUENO FERNANDES
Notícia cadastrada em: 20/06/2024 16:18
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