A GESTÃO TECNOCRÁTICA E EMPRESARIAL NAS ESCOLAS ESTADUAIS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DO CEARÁ (2008 a 2023)
Educação Básica; Ensino Médio Integrado; gestão da Educação; gestãotecnocrática-empresarial-gerencialista; Educação Profissional.
A tese elegeu como objeto de investigação a gestão tecnocráticaeempresarial nas Escolas Estaduais de Educação Profissional (EEEP)doCeará entre o período de 2008 a 2023. Parte do problema: os empresários,as fundações, os institutos privados, o Todos pela Educaçãoeosgovernadores, têm atuado por meio de articulações para direcionaraelaboração, a execução e a gestão das políticas para a educaçãobásicadoCeará. Propõe como objetivo principal analisar a gestão tecnocráticaeempresarial nas escolas públicas de Ensino Médio profissional doCearáeapreender como os mecanismos da tecnocracia têmregido os processosdegestão, de organização e de arquitetura curricular dessas escolas paraaconsolidação de um padrão de reprodução tecnocrático-empresarial.Assume-se o materialismo histórico-dialético como opçãoteórico-metodológica para analisar a totalidade histórica e dialética dagestãotecnocrática e empresarial empregada nas EEEP e evidenciar os mecanismosda tecnocracia que operam e regem as escolas secundárias doCeará. Aoassumir natureza qualitativa, com uso de dados empíricos, documentaiseestatísticos, adota a pesquisa bibliográfica com a exploração docampodeinvestigação para apreensão do objeto e suas múltiplas determinações. Comoresultado da investigação, afirma: o governo do Ceará e os empresáriosatuam e operam a política de educação profissional no estado, tendocomobraço o ICE, da empresa Odebrecht, e o Instituto Unibanco; existeumpadrão de reprodução da gestão tecnocrática e empresarial nas escolasdeeducação profissional do Ceará, que se expressa sob três perspectivas:reprodução ideológico-curricular, reprodução ideológico-empreendedoraereprodução ideológico-empresarial.