Banca de DEFESA: SUZANA RÉGIA OLIVEIRA BARBOSA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : SUZANA RÉGIA OLIVEIRA BARBOSA SILVA
DATA : 09/09/2024
HORA: 14:30
LOCAL: Sala de Atos e RNP
TÍTULO:

CURRÍCULO PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS, ADULTOS E IDOSOS: REFLEXÕES E DESAFIOS A PARTIR DE UM ESTUDO DE CASO NO DISTRITO FEDERAL (2022-2024)


PALAVRAS-CHAVES:

Educação; EJAI; Currículo; Estudo de Caso; Distrito Federal.


PÁGINAS: 153
RESUMO:

A presente dissertação analisou a estrutura do currículo, nos níveis prescrito e praticado na EJAI em uma escola da rede pública de ensino do Distrito Federal. A relevância do estudo surge, sobretudo, a partir das incertezas sobre a eficácia do currículo atual. O problema central da pesquisa investigou: como se estrutura o currículo, nos níveis prescrito e praticado, na Educação de jovens, adultos e idosos (EJAI) em uma escola da rede pública de ensino do Distrito Federal? Como pressuposto inicial de investigação, o foco foi o aparente desinteresse em adequar um currículo específico para a EJAI. Adotamos a metodologia de natureza básica, de objetivo exploratório, com abordagem qualitativa, utilizando o método de estudo de caso único, com aproximações com o método do Materialismo Histórico Dialético. Optamos por realizar nossa pesquisa em uma escola da Coordenação Regional de Ensino (CRE) da Ceilândia, que atende o Ensino Médio e a modalidade da EJAI. A abordagem teórica foi a Pedagogia histórico-crítica de Saviani. Utilizamos os procedimentos técnicos de revisão bibliográfica e pesquisa documental. A entrevista semiestruturada foi realizada com três professores (um por segmento) e três educadores da equipe de direção (vice-diretor, supervisor e coordenador pedagógicos), abordando as demandas do estudo em relação aos seguintes eixos teóricos: I. História da EJAI II. Formação dos professores da EJAI III. O currículo da EJAI. Os principais resultados alcançados incluem categorias de análise surgidas, de forma ontológica e derivada, como: o currículo ideal para a EJAI, os aspectos intrínsecos da EJAI e a relevância da formação docente para a EJAI. As unidades de registro capturadas foram: as características dos alunos da EJAI, o currículo e a EJAI, a formação docente inicial e contínua. A pesquisa revelou ainda que o currículo da EJAI precisa ter significado e ir além da prescrição.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - EMERSON AUGUSTO DE MEDEIROS - UFERSA
Presidente - 3056419 - FRANCISCO THIAGO SILVA
Externo à Instituição - Klever Corrente Silva - UnDF
Interna - 2000468 - LILIANE CAMPOS MACHADO
Notícia cadastrada em: 26/08/2024 13:46
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