Política de atendimento aos estudantes à luz dos resultados da autoavaliação institucional da Unimontes: entre o pensado e o realizado.
Assistência estudantil; autoavaliação institucional; Sinaes; Educação Superior; universidade estadual.
A proposta de investigação que ora se apresenta tem o objetivo de analisar como os gestores e as representações da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) se apropriam e utilizam os resultados das autoavaliações institucionais, realizadas com base nos indicadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), para aprimorar e/ou qualificar as ações de assistência estudantil. Trata-se de um estudo de caso, cuja abordagem é qualitativa, fundamentado no materialismo histórico dialético. Além da elaboração de um estado do conhecimento, que permitiu identificar e conhecer o que tem sido produzido cientificamente sobre o assunto, propomos a realização de pesquisas bibliográficas, documentais e de campo. A intenção é realizar entrevistas semiestruturadas com 10 (dez) sujeitos referenciados por serem gestores e/ou representações da Unimontes, envolvidos com as ações de assistência estudantil e a autoavaliação institucional. Esperamos que este estudo amplie as possibilidades de apreensão de conhecimentos sobre a avaliação interna, estimulando o reconhecimento e a utilização dos seus resultados para qualificação da assistência estudantil, que é parte da política de atendimento prevista pelo Sinaes.