Banca de QUALIFICAÇÃO: CARLOS ANDRÉ NUNES LOPES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CARLOS ANDRÉ NUNES LOPES
DATA : 24/09/2024
HORA: 14:00
LOCAL: online
TÍTULO:

A PROCESSUALIDADE HISTÓRICA DA PANDEMIA NA EDUCAÇÃO ESCOLAR BÁSICA E A RECONFIGURAÇÃO E/OU REESTRUTURAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE


PALAVRAS-CHAVES:
Trabalho docente; Educação Básica; Reconfiguração e/ou Reestruturação; Pandemia; Método Dialético

PÁGINAS: 175
RESUMO:

A pesquisa está vinculada ao Programa de PósGraduação em Educação da Universidade de Brasília (UnB), a nível de doutoramento, na Linha de pesquisa: Profissão Docente, Currículo e Avaliação (PDCA). Sua gênese emerge em decorrência de preocupações sobre as condições da formação docente no período da e pós pandêmicos, uma vez que a educação pública brasileira, no recorte especial da política de formação de professores já passava por um intensificado processo de precarização e de desintelectualização docente. A justificativa para a realização da pesquisa decorre da necessidade de situar o trabalho docente no interior da processualidade histórica brasileira em contexto de pandemia na educação escolar básica e a suas nuances de reconfiguração uma vez que, ao longo das últimas décadas, as assimetrias na formação de professores foram elevadas a nível não suportável de corrosão material e psicológica para os sujeitos que pensam e fazem à docência. Com efeito, tal pesquisa se insere numa coletividade de pesquisas vinculada ao projeto de pesquisa: Observatório da Educação Básica: impactos da pandemia sobre o direito à educação e a reconfiguração do trabalho docente. Fruto de parceria desenvolvida nos últimos dez anos entre pesquisadores de diferentes instituições (UFPEL/UFMG/UnB), o mesmo tem como objeto de estudo geral os impactos da pandemia sobre o direito à educação e sobre a reconfiguração e/ou a reestruturação do trabalho docente. É um estudo que busca desvelar e, tem, como objeto de investigação o trabalho docente com seus processos de reconfiguração e/ou reestruturação no interior da velho-nova morfologia do mundo do trabalha na modalidade de educação básica no Brasil e no Distrito Federal (DF). A metodologia é de natureza tanto quantitativa quanto qualitativa, a partir do levantamento bibliográfico, pesquisa documental e, também, utilização de questionário e realização de entrevista semiestruturada por meio da roda de conversas com professores e professoras efetivas da SEEDF., com base nos pressupostosdo método Materialismo Histórico- Dialético. Este arcabouço tem como objetivo geral perscrutar os processos de mudanças e permanências que reconfiguraram e/ou reestruturaram o trabalho docente na Educação Básica brasileira na e pós pandemia da Covid-19? Com foco no período da pandemia de Covid-19 (2020) e na produção de artigos, dissertações e documentos oficiais do Conselho Nacional de Educação (CNE) e do Distrito Federal (DF) e do período pós pandêmico (2021 e 2022). Quanto aos objetivos específicos foram construídos assim:1) Identificar processos e determinações relevantes por meio do Estado do Conhecimento (EC) no trabalho docente. Por EC entende-se: “identificação, registro, categorização que leva a reflexão e síntese na produção científica” (Morosini; Santos; Bittencourt, 2021, p. 22);2) Levantar documentos oficiais que reestruturam o trabalho docente na pandemia da Covid-19; 3) Sistematizar informações socioeconômicas, estruturais e educacionais segundo variáveis de tempo de trabalho, localização de lotação/remoção, raça/etnia, gênero e renda, remuneração, carreira, salário sobre o trabalho docente no Distrito Federal (DF) com comparativo antes, durante e pós-pandemia; 4) Identificar, discutir e analisar possíveis efeitos da/na organização do trabalho pedagógico adotados durante a pandemia da Covid-19 e no período pós-pandêmico para a materialização do trabalho docente. pautamos a investigação a partir dos estudos desenvolvidos pelos autores Marx (1844), Vigotski, (1934), Gramsci(..) Saviani (1980); Curado Silva (2014 a 2021); Hipólito (2021), Andrade (2017,2023); entre outros. Com base nas análises iniciais realizadas, a partir da organização e categorização documental orientados pelas análise categorial de caráter materialista lógicodialética, a reunião desses documentos revelaram cinco eixos dialéticos -abertos e em construção-, a saber:i )Organização do trabalho pedagógico na pandemia;ii) Expropriação e intensificação do trabalho docente na pandemia;iii) Sofrimento/adoecimento docente na pandemia; iv) Precarização, proletarização do trabalho docente;v)Condições concretas objetivassubjetivas do trabalho docente As conclusões provisórias desnudam que o trabalho docente em sua forma e conteúdo estão em disputa e transformações e que somente a análise cientifica poderá precisar seu movimento e direção genéticocausal, estrutural e funcional em suas propriedades intrínsecas no todo complexo do trabalho docente sem negar a crise metodológicapedagógica a que professores e professoras brasileiros continuam submetidos.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - ALTINA ABADIA DA SILVA - UFCAT
Externo à Instituição - ALVARO LUIZ MOREIRA HYPOLITO - UFPel
Externo ao Programa - 1704471 - EDSON MARCELO HUNGARO - UnBPresidente - 1691630 - KATIA AUGUSTA CURADO PINHEIRO CORDEIRO DA SILVA
Interna - 1350812 - MARIA ABADIA DA SILVA
Notícia cadastrada em: 12/09/2024 16:17
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