Conexão com a natureza e percepção ambiental: Um estudo com crianças indígenas no Distrito Federal
Educação ambiental; Ambiente escolar; Conectividade com a natureza; Identidade étnica; criança indígena.
Estamos vivendo em período de crise climática,
secas extremas, enchentes avassaladoras,
aumento da temperatura da terra, desastres
ambientais. Estudos apontam que quanto mais
uma pessoa se perceber conectada à natureza
mais ela perceberá as questões ambientais e
estará mais propensa a se engajar na proteção
ambiental. A cosmovisão indígena revela um
profundo respeito pela natureza e uma integração
entre ser humano e natureza, que servem de
inspiração aos não indígenas. Sabe-se que o
saber indígena é transmitido oralmente de
geração a geração pelos adultos de cada etnia.
No entanto, as crianças indígenas que vivem em
áreas urbanas, frequentam escolas regulares e
convivem com crianças e adultos não indígenas
está sujeita a outras influências, que podem
afetar sua percepção ambiental e sua visão de
natureza, assim como a sua relação com ela.
Assim, a educação e, particularmente, a
educação ambiental assume um papel importante
na valorização da natureza e de saberes que a
respeitem e valorizem, bem como na realização
de atividades pedagógicas que permitam a
vivência com e na natureza. Dada a importância
da conexão com a natureza para a formação de
pessoas mais comprometidas com as questões
ambientais e a proteção da biodiversidade
planetária, entre outros, o estilo de vida urbano
que isola cada vez mais as pessoas em ambientes
construídos, bem como a cosmovisão que
permeia as comunidades indígenas, emerge a
importância de investigações que busquem
compreender como se dá a formação de crianças
indígenas num processo escolar formal e regular.
Essa pesquisa tem por objetivo compreender a
percepção ambiental de crianças indígenas e
como elas se relacionam com a natureza e o
ambiente escolar. Para tanto, pretende-se
desenvolver uma pesquisa qualitativa estruturada
a partir do método transdisciplinar em uma
escola pública do Distrito Federal/DF, que
atende estudantes indígenas da Aldeia do
Noroeste, localizada no Plano Piloto do DF.
Dada a lacuna de estudos desse tipo com
crianças, sobretudo com crianças indígenas,
espera-se contribuir para a compreensão dessa
teia de relações complexas, assim como inspirar
práticas pedagógicas que fomentem identidades
étnicas, valores ecológicos e conexão com a
natureza.