A Formação Do Pedagogo: Percepções Dos Egressos Da Universidade Estadual De Montes Claros - Unimontes
(2013-2022)
Pedagogia; Formação Docente; Percepção dos Egressos
Trata-se de pesquisa na área de Educação junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília - FE/UnB na linha de pesquisa: Profissão Docente, Currículo e Avaliação (PDCA), e tem como questão norteadora: quais as percepções dos egressos sobre a formação que receberam no curso de Pedagogia para atuarem como docentes na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O objetivo geral é analisar as percepções dos egressos sobre a formação que receberam no curso de Pedagogia para atuarem como docentes na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental. No percurso metodológico da pesquisa articula-se os seguintes procedimentos: pesquisa bibliográfica, aplicação de questionário online , realização de entrevistas e análise dos dados coletados. Privilegiar-se-á a abordagem qualitativa. Os sujeitos a serem abordados, serão os egressos do curso de Pedagogia da Unimontes. A análise dos dados respaldase na análide conteúdo. Os autores principais são: Formação Docente / Pedagogia: Saviani (2017), Brzezinski (2002), Charlot (2013), Nóvoa (2020), Contreras (2002), Veiga (2014); Saberes/Currículo: Tardiff (2014), Imbernón (2016), Machado (2020), Silva (2022), Sacristán (2017), Apple (2006), Goodson (2008); Egressos: Felicetti (2011, 2019). Acreditamos que os resultados da investigação terão uma importância científica e social, proporcionando uma reflexão sobre a formação inicial, ao Núcleo Docente Estruturante - NDE, coordenação e professores do curso de Pedagogia da Unimontes, bem como possibilitar contribuições pedagógicas para mudanças no Projeto Pedagógico do curso e no processo de formação inicial.