Banca de DEFESA: JÁRLITON MICHELL DE FREITAS OLIVEIRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JÁRLITON MICHELL DE FREITAS OLIVEIRA
DATA : 06/11/2024
HORA: 14:00
LOCAL: Sala de Reunião de Colegiados
TÍTULO:

Saeb Educação Infantil 2021: Análise do Questionário Aplicado aos Secretários Municipais de Educação


PALAVRAS-CHAVES:

Política de Avaliação da Educação Infantil; Avaliação Educacional; Questionários Contextuais; SAEB


PÁGINAS: 106
RESUMO:

Este trabalho de pesquisa tem como objetivo principal analisar o questionário SAEB 2021 aplicado aos Secretários Municipais de Educação, com o foco específico na gestão da Educação Infantil no Brasil. O estudo é dividido em duas etapas: a primeira traz uma contextualização histórica da Avaliação da Educação Infantil no Brasil, desde os primeiros esforços do Ministério da Educação (MEC) em 2009, culminando na inclusão dessa etapa no SAEB em 2019. Essa análise visou compreender as políticas públicas e o desenvolvimento de sistemas de avaliação que influenciaram diretamente a gestão da Educação Infantil no país, bem como os impactos dessas avaliações na formulação de estratégias e políticas voltadas para o aprimoramento da qualidade da educação infantil no Brasil. Na segunda etapa, o estudo se concentra na análise estatística dos dados obtidos com o questionário aplicado aos Secretários Municipais de Educação. A pesquisa investigou diversos aspectos relacionados à gestão da Educação Infantil, como a infraestrutura das instituições, os recursos disponíveis, a formação de profissionais e a atuação das secretarias na implementação de políticas educacionais. A partir das respostas obtidas, foram identificados padrões e tendências que revelam tanto as potencialidades quanto os desafios enfrentados pelos gestores municipais. Por fim, este estudo contribui para o campo da gestão educacional ao oferecer indicadores importantes para o monitoramento e a formulação de políticas públicas mais eficazes. Ao analisar as respostas dos Secretários Municipais de Educação, o trabalho destaca a necessidade de uma avaliação contínua e sistemática para melhorar a equidade e a qualidade da Educação Infantil em todo o território nacional. O trabalho destaca as fragilidades teóricas do questionário aplicado e aponta para a necessidade de melhorias. O estudo reforça a importância da avaliação como uma ferramenta fundamental para o aprimoramento das práticas de gestão e da oferta educacional


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - ANA PAULA DE MATOS OLIVEIRA - INEP
Externo ao Programa - 404712 - BERNARDO KIPNIS - nullInterno - 3056419 - FRANCISCO THIAGO SILVA
Presidente - 2739901 - GIRLENE RIBEIRO DE JESUS
Notícia cadastrada em: 05/11/2024 15:22
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