A AVALIAÇÃO POR PARES COMO PROCEDIMENTO PARA A AUTORREGULAÇÃO DAS APRENDIZAGENS EM MATEMÁTICA
Avaliação formativa em matemática; Avaliação por pares em matemática; Autorregulação; Aprendizagem matemática.
Considerando a importância de se diversificar as estratégias e os instrumentos avaliativos que podem ser utilizados no processo educacional, o objetivo da presente pesquisa é analisar a relação entre a avaliação por pares como estratégia de avaliação formativa no campo da matemática e o desenvolvimento de processos autorregulação das aprendizagens de estudantes do 1º ano do ensino médio de um curso integrado à formação profissional de nível técnico. A pesquisa será aplicada em uma turma do ensino médio integrado ao Técnico em Manutenção Automotiva ou no ensino médio integrado Técnico em Meio Ambiente do IFB-Campus Estrutural. A avaliação por pares será aplicada pelo menos 4 vezes ao longo do período de realização da pesquisa visando que os alunos possam ter uma maior familiaridade com a estratégia avaliativa em questão. Cada ciclo da atividade será dividido em 7 momentos, sendo eles: Atividade Individual, Correção pelos pares e Feedback por escrita, Debate sobre as questões, Nova oportunidade, Avaliação da “Avaliação por pares” e Autoavaliação, Correção do docente e Feedback individual e Feedback do docente fornecido aos alunos de forma coletiva. Além das avaliações por pares que serão aplicadas, será realizada uma roda de conversa com 8 alunos participantes da pesquisa para verificar as percepções dos mesmos e considerações sobre as estratégias avaliativas aplicadas. Também será realizada uma entrevista com a docente regente da turma. Com relação aos instrumentos que serão utilizados para a construção dos dados vale destacar alguns como o portfólio da docente-pesquisadora contendo suas observações, instrumentos avaliativos desenvolvidos que foram aplicados com os alunos no decorrer da pesquisa, sendo eles as atividades utilizadas nas avaliações por pares, produções escritas dos alunos nas Atividades A e B, formulários online para avaliação da Avaliação por Pares realizada e autoavaliação dos alunos e as gravações da roda de conversa realizada com os alunos participantes e da entrevista semi estruturada com a docente regente da turma. Os dados qualitativos serão analisados conforme análise de conteúdo proposto por Bardin. Também poderão ser construídos alguns dados estatísticos, principalmente vindo das respostas das questões fechadas dos formulários aplicados, que serão analisados considerando uma análise descritiva, relacionando esses dados com os dados qualitativos coletados. Como tese inicial defende-se que a utilização da avaliação por pares no Ensino Médio favorece o processo de avaliação formativa na área de matemática, bem como o desenvolvimento de habilidades de autorregulação da aprendizagem dos estudantes, num ambiente colaborativo.