Banca de DEFESA: MARIA CECÍLIA RIBEIRO NUNES NASCIMENTO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARIA CECÍLIA RIBEIRO NUNES NASCIMENTO
DATA : 10/07/2025
HORA: 14:00
LOCAL: Faculdade de Educação e TEAMS
TÍTULO:

Estéticas, poéticas e políticas em cena: por uma educação com o cinema negro feminino.

 


PALAVRAS-CHAVES:

Palavras-chave: Mulheres diretoras; Viviane Ferreira; Protagonismo feminino; Cinema menor; Educação estética feminista.


PÁGINAS: 141
RESUMO:

Mobilizada pelo lugar de protagonismo feminino nas diferentes esferas sociais, esta dissertação é atravessada pelas temáticas referentes aos feminismos, cinema e educação. O objetivo é identificar singularidades feministas nos elementos da linguagem cinematográfica utilizados por Viviane Ferreira em seu filme Um dia com Jerusa (2020) e, para tanto, propõe-se a: a) Apresentar as estéticas, poéticas e políticas de resistência do cinema das/com mulheres; b) Cartografar a trajetória de Viviane Ferreira e as pistas de sua personalidade implicadas no seu fazer cinematográfico; c) Rastrear como as singularidades da cineasta são transcritas nas personagens mulheres em Um dia com Jerusa (2020) através da decupagem do filme; e d) Refletir sobre a potência do cinema para uma educação visual e estética feminista e antirracista.Devido ao contexto sociocultural em que estão inseridos, os cinemas das/com mulheres são inseparáveis das dimensões éticas, estéticas, poéticas e políticas. São potências minoritárias que se inserem no discurso dominante pelas frestas e brechas para produzir dissidências. O mapa cartográfico, a partir da Filosofia da Diferença, é tecido na busca por pegadas deixadas no filme e na fabulação para imaginar modos outros de interferir criticamente no mundo e nas imagens. Essas representações através do olhar da diretora refazem o feminino no cinema e subvertem as lógicas de um sistema hegemônico, padronizador e excludente operado por uma máquina de rostidades, que oprime e aniquila as multiplicidades de existências. Com isso, o Cinema Negro no Feminino se revela como uma micropolítica desviante e abre passagem para epistemologias plurais e emancipadoras.

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1151554 - ANDREA CRISTINA VERSUTI
Externa ao Programa - 2279490 - FABRICIA TEIXEIRA BORGES - UnBExterna ao Programa - 2330228 - PAULA GOMES DE OLIVEIRA - UnBExterna à Instituição - GIOVANA SCARELI - UFSJ
Notícia cadastrada em: 10/06/2025 13:11
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