DA UNIVERSIDADE AO CAMPO: Práxis Pedagógica dos Egressos da Área de Linguagens da LEdoC/FUP/UnB e suas Contribuições para a Transformação da Escola do Campo
Educação do Campo; Formação por Áreas do Conhecimento; Linguagem, Arte e Literatura; Práxis Pedagógica
A pesquisa investiga as contribuições da formação por área do conhecimento e seus reflexos na práxis dos egressos da área de Linguagens, Arte e Literatura da Licenciatura em Educação do Campo (LEdoC) da Faculdade UnB Planaltina. A pesquisa justifica-se pela crescente instabilidade política e expansão do agronegócio no Brasil, tornando essencial fortalecer a formação de educadores para garantir educação de qualidade e promover transformação social nas comunidades camponesas. O estudo emprega abordagem qualitativa, fundamentada no Materialismo Histórico-Dialético, com caráter exploratório e descritivo. A metodologia incluiu revisão sistemática da literatura e estudo de caso, utilizando entrevistas semiestruturadas com educandos e egressos, análise documental e tratamento dos dados pela metodologia de análise de conteúdo de Bardin. Os resultados demonstram que a LEdoC atua como política pública transformadora, democratizando o acesso ao ensino superior para populações historicamente excluídas. A formação em Linguagens, Arte e Literatura destaca-se pela perspectiva contra hegemônica, interdisciplinaridade e articulação entre conhecimento acadêmico e vivências comunitárias através da Pedagogia da Alternância. Os egressos engajam-se como "gestores comunitários", integrando saberes locais. Contudo, enfrentam desafios como rigidez dos sistemas escolares, resistência à interdisciplinaridade e preconceito associado ao diploma.Com o levantamento de informações ao longo da pesquisa e da análise das informações, foi possível concluir que a LEdoC é um "divisor de águas", proporcionando formação que transcende o técnico e promove autoconscientização dos sujeitos do campo. O trabalho consolida a LEdoC como modelo de educação emancipatória e contextualizada, reforçando a importância da articulação entre universidade, movimentos sociais e políticas públicas para uma educação que valoriza os saberes dos povos do campo.