O cultivo dos afetos nas artes: contribuições de Vigotski e Steiner para uma Educação Estética
Arte; Educação; Afeto; Steiner; Vigotski
Esta dissertação teve como objetivo realizar uma análise dialógica das concepções de Lev Vigotski e Rudolf Steiner sobre a relação entre afeto e arte na educação, a partir de suas teorias. Ambos os autores reconhecem que a arte é fundamental para o desenvolvimento integral do ser humano, considerando suas dimensões afetivas e intelectuais, para Vigotski, e do pensar, do sentir e do agir, para Steiner. Para Vigotski, o ser humano é uma unidade intelecto-afetiva, e a arte desempenha um papel essencial neste processo, auxiliando na regulação dos afetos e no desenvolvimento da consciência da particularidade. Já na pedagogia Waldorf de Steiner, a arte ocupa o centro do processo educativo, promovendo o desenvolvimento da criança em sua totalidade. O estudo critica a educação convencional, que trata a arte como meio para outros fins, propondo uma reflexão sobre a importância de valorizá-la como atividade fundamental para possibilitar o desenvolvimento integral do ser humano. A pesquisa evidenciou que, apesar dos autores possuírem diferentes bases epistemológicas e serem de épocas distintas, possem uma grande afinidade nos modos de pensar a arte na educação. Ambos, ainda hoje, se mostram necessários para uma Educação Estética.