REFLEXÕES SOBRE A PRÁXIS DE EDUCADORAS E EDUCADORES QUILOMBOLAS EGRESSOS DA LEDOC UnB NA COMUNIDADE VÃO DE ALMAS: CONTRIBUIÇÕES PARA A AUTO-ORGANIZAÇÃO DA JUVENTUDE E PARA FORTALECIMENTO DA CULTURA LOCAL EM DEFESA DO TERRITÓRIO.
FORMAÇÃO DE EDUCADORES DO CAMPO; QUILOMBOLAS; PRÁXIS; CULTURA; AUTO ORGANIZAÇÃO DA JUVENTUDE
A Pesquisa a ser desenvolvida a partir deste Projeto objetiva analisar as contribuições que a práxis das educadoras e dos educadores quilombolas, egressos da LEdoC UnB, que atuam na Comunidade Vão de Almas, em Cavalcante\Goiás, traz para a auto-organização da juventude e sua inserção nas lutas pela valorização da cultura e defesa do Território, a partir de sua inserção socio profissional em diferentes espaços do Quilombo Kalunga. A partir deste trabalho pretende-se sistematizar as contribuições que as ações das educadoras e dos educadores promovem que contribuem com a elevação da consciência crítica dos jovens do território e que podem ser multiplicadas e contribuir com as lutas em defesa do Quilombo Kalunga. O trabalho será realizado tendo como base a Pesquisa Participante, a partir das concepções metodológicas de Carlos Rodrigues Brandão para tal procedimento investigativo, e terá como instrumento entrevistas; rodas de conversa; oficinas e observações participantes.