Educação em direitos humanos e emancipação em Paulo Freire.
Educação em Direitos Humanos; Educação problematizadora; Paulo Freire; Direitos humanos;Direito à educação
Esta pesquisa estuda a Educação em Direitos Humanos a partir do pensamento de Paulo Freire, com enfoque na educação problematizadora e na emancipação. A pesquisa foi realizada pelo método bibliográfico, a partir do conjunto de obras escritas sobre os temas que o compõem, com enfoque em Freire. O trabalho desenvolvido buscou identificar a existência de uma Educação em Direitos Humanos e emancipação humana na pedagogia freiriana. No percurso, pretendemos compreender a conexão entre Direitos Humanos, Educação, emancipação e Paulo Freire, além de observar como o contexto histórico de Freire influenciou na criação da Pedagogia libertadora e como esse modelo de educação atua de forma emancipatória. O trabalho inicia-se com o histórico dos direitos humanos e o percurso da inclusão da educação no rol. Uma breve bibliografia de Paulo Freire, com sua trajetória e o contexto histórico, auxilia a compreensão de sua crítica à educação bancária e à criação da educação libertadora, para então visualizarmos suas contribuições para a Educação em Direitos Humanos e sua perspectiva emancipadora. Foi possível constatar, nos escritos de Freire, seu diálogo com os Direitos Humanos, principalmente quando preconiza acerca da realidade injusta e da luta para assegurar direitos a todos de uma sociedade. Logo, a educação é um dos instrumentos utilizados por Freire como forma libertadora e emancipatória, pois o processo educacional advindo dos Direitos Humanos tem caráter formativo, capaz de quebrar os paradigmas impostos pela sociedade e libertar o indivíduo da opressão, a fim de emancipá-lo para compreender seu papel racional e livre.