O Letramento Científico sob a ótica do PISA (2006 e 2015): a posição do Brasil.
Educação; Letramento Científico; PISA; Ensino de Ciências.
O Letramento Científico sob a ótica do PISA (2006 e 2015): a posição do Brasil é o tema deste estudo. Tem como objetivo geral analisar o Letramento Científico expresso nos dados do PISA (2006 e 2015) de países da América Latina, Europa, Ásia, África e América do Norte, bem como nos Estados do Rio Grande do Norte (RN) e Distrito Federal (DF) do Brasil. A fundamentação teórica se apoia em autores como Dantas (2019), Muri (2017), Luckesi (2011, 2020), Freitas et al (2009), Fini (2009), Sacristán (2011), Sousa e Ferreira (2019), Saviani (2020), Libâneo (2020), Rosa (2005) dentre outros. Na metodologia assume-me a pesquisa bibliográfica e documental a partir de análises em artigos nas diferentes Plataformas e relatórios do PISA (2006 e 2015). Os resultados expressam as práticas alinhadas com a orientação estudada, de modo a utilizar como subsídio para a realização de futuras pesquisas em escolas públicas do estado do RN e DF. Os estudos demonstram poucos achados, tanto mundial quanto local a respeito do Letramento científico sob a ótica do PISA. As conclusões sinalizam para a necessidade de investigação mais aprofundada desta temática tendo em vista de buscar estudos consolidados sobre o assunto. Um achado que chamou atenção foi o baixo índice das aprendizagens referentes a “resolução colaborativa de problema” e “Educação financeira”. Esta última encontra-se valorizada apenas em um país do continente asiático e em outro da América do Norte o que supomos ser pelo alto nível de desenvolvimentos destes países.