A IMAGEM DO BAOBÁ ENTRE AUTOBIOGRAFIA E COMPARAÇÃO: TRÊS LIVROS DE LITERATURA INFANTIL BRASILEIROS E A EDUCAÇÃO INFANTIL NA GUINÉ BISSAU
Estudos comparados em educação; pesquisa autobiográfica; literatura infantil, baobá
A presente pesquisa está vinculada à linha de pesquisa Estudos Comparados em Educação (Ecoe), do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE), da Faculdade de Educação (FE), da Universidade de Brasília (UnB). Na abordagem dos Estudos Comparados, se apropriando também de metodologias de pesquisa (auto)biográfica, trata da representação do Baobá na literatura infantil brasileira e do significado desta árvore para as crianças do meu país de origem, a Guiné-Bissau. Para isso, o trabalho visou, primeiramente, reconstruir o estado da arte de estudos dedicados ao Baobá, com vínculo à educação, à história e cultura afrobrasileira e da Guiné e, em seguida, analisa três livros infantis brasileiros em que aparece a imagem do Baobá: Uma aventura do Velho Baobá, escrito por Inaldete Pinheiro de Andrade e ilustrado por Ianah Maia (São Paulo: Pequena Zahar, 2022); O pequeno príncipe preto, de Rodrigo França, ilustrado por Juliana Barbosa Pereira (Rio de Janeiro, Editora Nova Fronteira, 2020) e O pequeno príncipe preto, escrito e ilustrado por André Neves (São Paulo: Editora Brinque-Book, 2010). Na análise dos livros, busco compreender diferentes representações de infância e dos lugares que as crianças habitam, tendo como fio condutor a representação do baobá, nas imagens e no texto e vinculando ela à minha experiência de criança que cresceu nas sombras do Baobá.