Formação e atuação do/a professor/a alfabetizador/a em Moçambique: narrativas e práticas a respeito do ensino da leitura e da escrita no 1º ciclo (Projeto de Qualificação de Mestrado).
Educação; Formação de Professores Alfabetizadores; Concepções e práticas de ensino da leitura e da escrita.
Esse estudo tem como objetivo analisar a formação docente para atuação na alfabetização de crianças, na província de Tete, em Moçambique, e seus impactos na didatização do ensino da leitura e da escrita nas classes iniciais do ensino primário/fundamental. Teoricamente, a pesquisa está ancorada em autores, tais como: Morais (2012); Soares (2020) para o debate em torno dos campos da alfabetização e do letramento; Agibo; Chicote (2015); Ajoque (2021); Bastos e Neves (2018); Duarte, Bastos e Neves (2018); Donaciano (2006); Langa (2022), Timbane (2014), Wache (2018), com reflexões em torno da formação docente, além de documentos de base legal: Plano Estratégico de Educação (2020- 2029), Plano Curricular do Ensino Primário (2019); Plano Curricular Curso de Formação de Professores do Ensino Primário e Educadores de Adultos (2019). Trata-se de uma pesquisa qualitativa, caracterizada, segundo André (2003), como “de tipo etnográfico”, por aproximar-se do cotidiano escolar. Quanto às técnicas de investigação, optou-se pela realização de entrevistas semiestruturadas com seis docentes atuantes nas três primeiras classes do ensino primário, no primeiro semestre de 2023. Serão realizadas, ainda, neste mesmo período, com essas/esses docentes, pertencentes a duas instituições de ensino (uma da zona urbana e outra da rural, três docentes de cada), 10 observações de sala de aula. A análise dos dados estará ancorada na análise de conteúdo temática (BARDIN, 1977) e Franco (2004) e contará com a préanálise, a análise (interpretação dos dados), bem como a inferência.