A interculturalidade como eixo estruturante do currículo para as escolas em regiões de fronteira
Política curricular; Escolas de Fronteira; Educação intercultural; Interculturalidade; Currículo Intercultural
Este projeto de tese tem como tema o currículo intercultural para as regiões de fronteira, buscando investigar o seguinte problema de pesquisa: que premissas contribuem para que a interculturalidade seja assumida como eixo estruturante do currículo (BORGES, 2014) e das práticas pedagógicas de escolas em região de fronteira? O objetivo geral é organizar premissas para que uma escola localizada em região de fronteira, no Brasil, possa assumir a interculturalidade como norteadora de sua organização curricular, se desdobrando nos seguintes objetivos específicos: compreender a interculturalidade como organizadora de currículos e de práticas pedagógicas de uma escola de fronteira; pesquisar, em diretrizes e documentos oficiais existentes no Brasil em nível nacional e no Mercosul em nível regional, a existência de pressupostos de um currículo intercultural para as regiões de fronteira; estudar modelos que indiquem o processo de implementação de currículos interculturais para as regiões de fronteira; e mapear possíveis impactos da implementação de um currículo intercultural nas escolas de fronteira. O referencial teórico que sustenta essa pesquisa está estruturado com base em BORGES (2008; 2014; 2015; 2018), SAVIANI (1996; 2013), CANDAU (2012; 2014), SACRISTAN (2017), QUIJANO (2005); WALSH (2002; 2009; 2013), dentre outros autores relevantes para a temática proposta. O percurso metodológico estrutura-se nas seguintes etapas: estado do conhecimento, análise documental de políticas públicas e entrevista em profundidade. Os dados serão interpretados por meio da análise de conteúdo, a partir da triangulação de dados (TRIVIÑOS, 1987) e mapeamento de premissas para o currículo intercultural das escolas de região de fronteira.