MOVENDO OS RIOS E A TERRA FIRME: a Práxis Pedagógica nos Processos Formativos da Licenciatura em Educação do Campo na Amazônia Tocantina
Práxis Pedagógica, Licenciatura em Educação do Campo, Hidrovia Araguaia-Tocantins, Elevação Intelectual, Amazônia Tocantina.
O estudo teve por objeto a análise da práxis pedagógica dos egressos da Licenciatura em Educação do Campo, da UFPA-Cametá. As reflexões se detiveram na premissa de compreender se a LEdoC vem contribuído para a elevação intelectual dos sujeitos do curso como elemento emancipador de classe para si. O trabalho foi conduzido no campo do Materialismo Histórico-Dialético por estar contido numa análise da realidade investigando a práxis dos sujeitos organizados em coletivos, em vista ao enfrentamento ao processo progressivista eminente num espaço da Amazônia com as obras da Hidrovia Araguaia-Tocantins. Metodologicamente foram realizadas entrevistas com questionários semiestruturados com a análise de conteúdo, por ser definido como um estudo de caso específico. A análise de dados indicou que os sujeitos egressos da LEdoC se constituíram com ações que geram a práxis pedagógica em suas atuações e com elevação intelectual de compreensão de classe, seus processos formativos tiveram por base as formações nos tempos comunidades e na dimensão de gestão de processos comunitários presentes no PPC da LEdoC. Nesta circunstância afirma-se que a LEdoC do Campus-Cametá, apesar das contradições, consegue dar conta da elevação intelectual dos sujeitos que nela se forjam e produz elementos para enfrentar o progressívismo na Amazônia Tocantina