AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL EXTERNA E DIVERSIDADE INSTITUCIONAL NO CAMPO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO DISTRITO FEDERAL
Educação Superior; Sinaes; Diversidade institucional; Avaliação institucional externa
A tese trata da avaliação institucional realizada no âmbito do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e teve o objetivo de analisar de que forma a avaliaçao institucional externa tem considerado a diversidade institucional do campo da educação superior, a partir de processsos regulatórios de credenciamento e recredenciamento de instituições públicas e privadas, selecionadas para a pesquisa. Adotou-se a abordagem qualitativa em uma pesquisa do tipo exploratória. Para a coleta dos dados, foram utilizadas a análise documental e entrevistas semiestruturadas com: reitores e diretores acadêmicos de 11 (onze) instituições de educaçao superior e 4 (quatro) representantes dos órgãos de Estado. O materialismo histórico dialético foi escolhido como método de pesquisa e permitiu compreender realidade a partir das categorias analíticas totalidade, contradição e mediação. Constatou-se que a avaliação institucional externa tem procedido de forma a homogeneizar as IES, adotando os instrumentos e práticas avaliativas que limitam a percepção da diversidade institucional, desconsiderando, portanto, as caracteristicas e identidades institucionais. Por outro lado, a regulação diferencia as IES, flexibilizando normas e concedendo benefícios de acordo com o desempenho obtido nas avaliações. Apesar das críticas ao caráter burocrático e regulatório da avaliação institucional externa, identificou-se a sua contribuição para a melhoria da qualidade e o desenvolvimento institucional, principalmente, quando articulada à avaliação interna. A contradição se torna perceptível quando se considera que o Sinaes foi concebido como uma avaliação formativa e emancipadora, mas tem se materializado como controle e regulação.