Sentidos do Trabalho Docente para os professores do Ensino Médio das escolas públicas do Distrito Federal
Trabalho Docente. Ensino Médio. Sentidos.
A pesquisa propõe compreender quais os significados e sentidos do trabalho docente para os professores de Ensino Médio das escolas públicas do Distrito Federal, tendo como pano de fundo o contexto da agenda de reconfiguração e reformas desta etapa da Educação Básica. Assumimos como objetivos específicos: (1) Identificar os estudos sobre o Ensino Médio e Trabalho Docente; (2) Contextualizar o Ensino Médio no Brasil, buscando compreender os elementos sociais, históricos, políticos e econômicos fundantes na constituição dos sentidos e significados dessa etapa da Educação Básica; (3) Analisar os significados e sentidos do trabalho docente para os professores das escolas públicas do Distrito Federal. A proposta metodológica desse estudo se fundamenta no materialismo histórico e dialético. No primeiro momento da pesquisa realizamos a construção do Estado do Conhecimento a partir da revisão bibliográfica com centralidade em três eixos de análise: trabalho docente, ensino médio e sentidos. Evidencia-se, que a reforma do ensino médio, não tem uma preocupação com a formação humana integral, que possibilite aos jovens uma apropriação dos conhecimentos construídos historicamente, que os conduza a uma compreensão e transformação da realidade. Contrariamente, há uma supervalorização do conhecimento técnico-tácitos que capacite esses jovens a realizar com competência e habilidade alguma atividade no sistema produtivo, esses pressupostos estão carregados de significados, sentidos e intencionalidades, e vão reverberar sobre o trabalho docente de forma significativa. Destaca-se sobre o trabalho docente sentidos elaborados que expressam pares dialéticos entre reconhecimento/negação; valorização/desvalorização; resistência/desistência; estranhamento/esvaziamento da função docente e da própria função do ensino médio.