TRABALHO DOCENTE EM TEMPOS DE PANDEMIA: UM RECORTE DO DISTRITO FEDERAL
Educação. Trabalho de ensino. Intensificação de trabalhar. Pandemia
O presente estudo tem como objetivo geral analisar os efeitos da pandemia de COVID-19 no trabalho dos professores (as) da educação básica da rede pública do Distrito Federal. Sabe-se que o contexto gerado pela pandemia trouxe à tona o abismo social em que vivemos no Brasil e, mais ainda, revelou os prejuízos acumulados pela falta de investimentos adequados à educação no País. Para verificar a realidade de trabalho dos docentes da Secretaria de Estado da Educação do DF, traçamos os seguintes objetivos específicos: i) Descrever como se deu o processo ensinoaprendizagem no DF no período da pandemia de Covid-19 durante os anos de 2020 e 2021; ii) Investigar como a legislação do DF contemplou o modelo de teletrabalho dos professores da Rede Pública; iii) analisar a experiência do trabalho remoto de professores da Rede Pública que trabalharam nos anos letivos de 2020 e/ou 2021; iv) analisar as condições de trabalho dos professores durante a pandemia. Para tanto, adotamos a metodologia de pesquisa qualitativa, cuja coleta de dados se deu pela escrita de uma carta pessoal por professores relatando suas experiências de trabalho durante os anos de 2020 e/ou 2021. Após análise de conteúdo temático segundo os pressupostos de Bardin (2016) das cartas, foi possível encontrar 5 categorias que evidenciam a sobrecarga de trabalho a qual os professores foram submetidos, gerando a intensificação do trabalho destes profissionais no período de trabalho remoto. Todavia, também foi possível identificar 1 categoria que abrange o sentimento de positividade e motivação dos docentes ao enfrentarem os desafios impostos pela pandemia de COVID-19. Ainda como resultado desta pesquisa, foi elaborado um questionário para coleta de dados quantitativos sobre o trabalho dos professores durante a pandemia, que, posteriormente, será validado e aplicado em estudos futuros.