FACES DA EXTENSÃO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR DO DISTRITO FEDERAL: UM ESTUDO À LUZ DA POLÍTICA AVALIATIVA DO SINAES
Extensão; Educação superior; Sinaes; Organização acadêmica; Avaliação
O presente projeto de pesquisa trata das diversas faces da extensão na educação superior do Distrito Federal, à luz da política avaliativa do Sinaes, e tem como objetivo investigar como a extensão vem se materializando nas instituições de educação superior privada pertencentes à distintas organizações acadêmicas do Distrito Federal (DF). Para o estudo, será adotada uma abordagem qualitativa em uma pesquisa do tipo exploratória. Para a coleta dos dados, serão utilizadas a análise documental e entrevistas semiestruturadas com: pro-reitores acadêmicos e de extensão, pesquisadores institucionais, coordenadores de curso, membros de NDE e 3 (três) representantes de órgãos do Estado. O materialismo histórico dialético foi escolhido como método de pesquisa por permitir compreender realidade a partir das categorias analíticas: totalidade, contradição, mediação e práxis. Discutimos, ao longo desse projeto, a educação superior e sua política e avaliação, e estabelecemos uma reflexão sobre a história da educação superior brasileira e seus significados, buscando compreender os movimentos desenvolvidos pela extensão até a década de 1990 e a partir desta década até os dias atuais. Tais discussões abarcam evolução do segmento privado de educação superior do Distrito Federal, buscando a compreensão sobre o surgimento das distintas organizações acadêmicas e seus impactos na heterogeneidade estabelecida no referido sistema educacional. Ademais, tratamos da extensão e do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior, dos desafios e contradições do Sinaes e de como e extensão é avaliada por essa política, que transita por espaços distintos com características contraditórias de regulação e emanciapação