Banca de QUALIFICAÇÃO: LEILANE TOLEDO COSTA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LEILANE TOLEDO COSTA
DATA : 10/08/2023
HORA: 14:30
LOCAL: Sala de Atos - FE1
TÍTULO:

Identidade negra docente e currículo modelado: um estudo de caso na secretaria de educação do distrito federal (2023-2024)


PALAVRAS-CHAVES:

Identidade Negra; Docência; Currículo Modelado; Estudo de caso; Distrito Federal


PÁGINAS: 58
RESUMO:

A presente pesquisa anseia compreender se a identidade negra do/a docente influencia na “modelagem curricular” (SACRISTÁN, 2017). Como pressuposto inicial, depreende-se que as identidades negras são um fator que pode ou não ser preponderante na fase de “modelagem curricular” (SACRISTÁN, 2017) para que a prática pedagógica do/a docente siga numa perspectiva antirracista e contribua no trabalho com conteúdos de História e Cultura Afro-Brasileira, sobretudo, conforme preconiza a Lei nº 10.639/2003. Realizaremos uma pesquisa de abordagem qualitativa, tendo como método o estudo de caso único (YIN, 2015) em uma escola de Anos Finais da cidade de Samambaia – DF, com docentes que se auto declararem negros/as. Nossa intenção é que se responda a seguinte indagação: A identidade negra do/a docente influencia na “modelagem curricular” (SACRISTÁN, 2017)? Para auxiliar ao pleito do nosso objeto de pesquisa, serão articulados os seguintes eixos teóricos: I. Educação para as Relações Étnico-Raciais Negras, sustentada por Cavalleiro (2001, 2021), Gomes (2017), Gonçalves e Silva (2009), Munanga (2009), Nascimento (2018), Carneiro (2019); II. Currículo e Docência para as Relações Raciais Negras, a luz de Apple (2006), Goodson (2018), Moreira e Silva (2013), Sacristán (2017), Silva T. (2000), Silva F. (2021), Young (2007); e III. Identidades Negras Docentes, aportados em Carneiro (2015), Cavalleiro (2021), Gomes (2001), Munanga (2009) e Nóvoa (2017).Como procedimentos de pesquisa adotaremos: análise documental exploratória, questionário para todos os professores da instituição escolar para identificarmos quais docentes se reconhecem negros/as e quais são suas percepções sobre à ERER negras; entrevista semiestruturada com os/as docentes que se reconhecem como negros/as e observações desses docentes para compreendermos como se desenvolve seus planejamentos curriculares durante as coletivas e/ou reuniões. Dessa forma nossa pesquisa buscará compreender se a identidade negra do/a docente influencia na seleção dos conteúdos culturais do currículo e analisar se suas práticas na “modelagem do currículo” (SACRISTÁN, 2017) estão voltadas para uma educação antirracista.


MEMBROS DA BANCA:
Interna - 3120022 - ETIENNE BALDEZ LOUZADA BARBOSA
Presidente - 3056419 - FRANCISCO THIAGO SILVA
Externo ao Programa - 1467761 - PAULO PETRONILIO CORREIA - nullExterna à Instituição - VIVIANE MACHADO CAMINHA - ESD
Notícia cadastrada em: 28/07/2023 10:35
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