O PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (PRP) NO CENTRO-OESTE: CONTRIBUIÇÕES E LIMITES PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Formação de professores; Residência Pedagógica
O objetivo deste trabalho será compreender as contribuições e limites do Programa de Residência Pedagógica (PRP) para a formação de professores dentre seus participantes do curso de Pedagogia de cinco instituições do Centro-Oeste brasileiro. Partimos da seguinte problematização central: quais as contribuições e limites do PRP para a formação de professores? Para apreendermos a discussão trazemos também algumas questões norteadoras: Quais influências e concepções políticas estão presentes nos textos oficiais que instituíram a Residência Pedagógica? Quais são as contribuições do PRP para a construção de uma práxis profissional? A pesquisa se dará com os seguintes participantes: cinco coordenadores institucionais do PRP, de cinco IES nos Estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal; e os licenciandos de Pedagogia que estão inseridos no programa. Utilizaremos de entrevistas e questionários voltados aos participantes do programa, e análise documental dos editais e portarias do PRP. Iremos nos apoiar no referencial teórico do Materialismo históricodialético, utilizando autores como Curado Silva (2008), Marx; Engels (2007), Marx (1977), entre outros. A pesquisa está sendo desenvolvida de acordo com as etapas: i) Estudo da legislação brasileira e de teóricos que tratam da formação de professores, e levantamento de trabalhos sobre a temática para o estado do conhecimento; ii) elaboração de questões e aplicação do questionário e entrevistas; iii) análise dos documentos e dos editais; iv) aplicação dos questionários aos residentes, realização das entrevistas semiestruturadas com os coordenadores institucionais e v) análise e tabulação dos dados, construção de categorias e análise dos resultados.