A(s) Infância(s) em Brasília: escuta das vozes das crianças no parquinho de uma igreja
infâncias; direito à participação; Brasília – DF; parquinho
Este trabalho acadêmico insere-se no campo de estudos sobre as infâncias, na linha de pesquisas de Estudos Comparados em Educação, do Programa de Pós-Graduação, da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília. A pesquisa desenvolveu-se dentro do escopo do projeto “Playground Movement, parques infantis, Escola-Parque: histórias entrelaçadas”. O objetivo geral consiste em compreender as culturas infantis e as linguagens das crianças em suas vivências no parquinho de uma comunidade religiosa em Brasília- DF. O aporte teórico fundamenta-se no campo de estudos da(s) infância(s), em perspectiva interdisciplinar da sociologia da infância e geografia das infâncias. A escuta das crianças, em suas múltiplas linguagens, justifica-se pela necessária articulação entre os conteúdos produzidos por elas, que têm significados singulares e universais. A investigação acadêmica orienta-se por abordagem qualitativa com aproximações metodológicas da etnografia. Em função da complexidade do objeto de pesquisa, sua compreensão exige um repertório diversificado de procedimentos metodológicos capazes de consubstanciar a escuta das múltiplas linguagens das crianças no contexto do parquinho. As imersões no campo apontam para o parquinho como um lugar que possibilita o desenvolvimento pleno das crianças, por meio das descobertas e elaboração da cultura de pares. As crianças constroem narrativas, operam com leis da física e criam explicações para os fenômenos enquanto brincam. No entanto, a dependência desse grupo geracional aos adultos limita a ida delas ao parquinho, pois são os adultos que decidem e controlam os espaços e tempos da(s) infância(s)