VEREDAS, MEANDROS E CONVERGÊNCIAS PARA O FAZER PEDAGÓGICO DOS DOCENTES NA ESCOLA DO CAMPO: DO LIVRO DIDÁTICO AOS RECURSOS EDUCACIONAIS DIGITAIS
Manual do professor; Recursos Educacionais Digitais; Educação do Campo; Professores.
Esta tese teve como objetivo analisar criticamente a percepção de docentes sobre a inter-relação entre os livros didáticos do PNLD/2019 dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e os Recursos Educacionais Digitais em escolas do campo do Distrito Federal. Para tanto, buscamos compreender como os livros influenciam as percepções de professores em relação à escola do campo, identificar as concepções de educadores acerca dos Recursos Educacionais Digitais e compreender como esses recursos aparecem nos livros didáticos. Teoricamente, nos apoiamos em Arroyo, Caldart e Molina (2011) acerca de questões do campo; em Bueno e Carniel (2015) acerca dos recursos digitais; em Freitag, Mota e Costa (1987), Silva e Chelotti (2018) acerca dos livros didáticos; em Williams (1979) acerca da tradição seletiva, entre outros. O método de análise dos dados foi a Análise de Conteúdo de Bardin (2011) com abordagem categorial. Foram examinados 11 manuais do professor do PNLD/2019 do 3º, 4º e 5º ano do Ensino Fundamental, e 29 entrevistas realizadas com docentes de 10 escolas do campo das Coordenações Regionais de Ensino de Planaltina-DF e Sobradinho-DF. Compreendemos que os livros didáticos, enquanto artefatos culturais, influenciam a na visão de docentes, que acreditam que os conteúdos trazidos nos livros são imparciais.