Uma análise das estratégias de ensino e do feedback para personalização em um Sistema Tutor Inteligente com Inteligência Artificial
Interatividade; Sistemas Tutores Inteligentes; Processos de ensino-aprendizagem
O uso da tecnologia de Inteligência Artificial (IA) pode auxiliar o docente na personalização do ensino e, consequentemente, ajudar estudantes no processo de aprendizagem. Tecnologias com base em IA estão apoiando a educação e pesquisas tem sido realizada com vistas a aprimorá-las e obter maior assertividade do modelo preditivo desenvolvido. Uma das tecnologias de IA aplicadas a educação são os Sistemas Tutores Inteligentes (STI). Neste sentido, esta pesquisa tem como objetivo: Analisar as estratégias de ensino utilizadas e o feedback dado para personalização de ensino em um STI que utilize IA. Para atender ao objetivo geral, os seguintes objetivos específicos foram trabalhados: (1) identificar as características de interatividade e como ela impacta no processo de aprendizagem; (2) identificar e analisar o estado da arte da aplicação da IA em STIs no que tange as técnicas utilizadas, objetivos, dificuldades encontradas e avaliação de efetividade na aprendizagem; (3) avaliar a coerência e consistência das estratégias de ensino utilizadas e o feedback gerado por IA para personalização do ensino; e, (4) identificar as características de interatividade presentes em um STI que utilize IA. Para construção dessa dissertação, uma série de artigos foram elaborados e submetidos para publicação em periódicos avaliados nos estratos superiores da Qualis para alcance de cada um dos objetivos específicos. Neste sentido, o formato de escrita multipaper foi utilizado em substituição ao estilo tradicional monográfico.