TICE e a prática docente: diálogos e perspectivas para o contexto pós-pandêmico
TICE; Escola; Professores; Ensino e aprendizagem.
À medida que a sociedade se transforma, novas realidades são configuradas nos mais diversos campos. Em se tratando do cenário educacional, um mundo globalizado e permeado pelo uso da tecnologia demanda uma escola igualmente conectada. Contudo, essa não tem sido a realidade vivenciada no âmbito educacional atual, visto que a escola segue perpetuando padrões anacrônicos de ensino em total desconformidade com as demandas da sociedade da informação e do conhecimento. Em razão disso, o ambiente escolar tem sido pouco atrativo para os estudantes da geração atual, já que fora dos limites da escola esse mesmo grupo se depara com uma sociedade dinâmica, disruptiva e permeada por infinitas possibilidades. Diante disso, é imprescindível que a escola acompanhe os avanços da contemporaneidade e esteja aberta a novas possibilidades didáticas que despertem o protagonismo dos estudantes e os coloquem no centro da ação educativa como é o caso do ensino mediado pela utilização das Tecnologias Digitais de Informação, Comunicação e Expressão, consideradas ferramentas capazes de envolver os estudantes por meio de metodologias ativas, dinamizando o processo de ensinoaprendizagem. Nessa perspectiva, busca-se investigar como os professores têm lidado com essa temática no atual contexto pós-pandêmico, já que durante a pandemia de Covid-19, foi necessário que esses profissionais utilizassem as tecnologias digitais de modo compulsório para dar prosseguimento às aulas. Diante disso, o estudo visa identificar quais são os fatores que levam à aproximação ou afastamento dos docentes em relação ao uso das TICE no contexto educacional. Para a construção do arcabouço teórico deste estudo utilizou-se a pesquisa bibliográfica como referência, fundamentando-a em autores como Lévy(1999),Kenski(2008), Santaella(2013),Valente(2018) e Lacerda Santos(2021). O desenho metodológico da pesquisa foi delineado por meio de um estudo de caso realizado em uma escola do ensino fundamental da rede pública do Distrito Federal.