A PRÁXIS DE EDUCADORAS E EDUCADORES QUILOMBOLAS KALUNGAS EGRESSOS DA LEdoC-UnB NA COMUNIDADE VÃO DE ALMAS: CONTRIBUIÇÕES PARA A AUTO-ORGANIZAÇÃO DA JUVENTUDE E PARA FORTALECIMENTO DA CULTURA LOCAL NA DEFESA DO TERRITÓRIO
PRÁXIS; FORMAÇÃO DE EDUCADORES DO CAMPO; QUILOMBOLAS; AUTOORGANIZAÇÃO DA JUVENTUDE; CULTURA
O PRESENTE ESTUDO TEVE COMO PROPOSTA ANALISAR AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE EDUCADORES QUILOMBOLAS KALUNGA, EGRESSOS DO CURSOS DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO –(LEDOC) DA UNB, A PARTIR DE SUAS COMPREENSÕES SOBRE COMO A FORMAÇÃO PROMOVIDA PELO REFERIDO CURSO TEM IMPACTADO A SUA DOCÊNCIA JUNTO AOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO DA COMUNIDADE QUILOMBOLA VÃO DE ALMAS, EM CAVALCANTE – GO. O FOCO FOI A AUTOORGANIZAÇÃO DA JUVENTUDE EM DEFESA DA CULTURA E DO TERRITÓRIO. A PESQUISA TEVE COMO BASE A EPISTEMOLOGIA DE PRÁXIS, PROPOSTA POR CURADO (2018); MOLINA (2017, 2018, 2021); BITENCOURT BRITTO (2017), XAVIER (2022). OS RESULTADOS APONTARAM QUE OS EDUCADORES EGRESSOS PESQUISADADOS RECONHECEM QUE A FORMAÇÃO PROMOVIDA PELA LEDOC OS CAPACITOU PARA EXERCEREM AS SUAS PRÁTICAS PROFISSIONAIS EM CONTÍNUA ARTICULAÇÃO ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA, POSSIBILITANDO EXERCITAREM LEITURAS CRÍTICAS DE SUAS REALIDADES, CAPACITANDO-OS A ATUAREM DENTRO DO ESPAÇO ESCOLAR E DA COMUNIDADE NA BUSCA DE SOLUÇÕES AOS PROBLEMAS DO TERRITÓRIO QUILOMBOLA. A ANÁLISE DOS DEPOIMENTOS PERMITIU IDENTIFICAR QUE ELES ADOTAM A PRÁXIS NO TRABALHO DESENVOLVIDO COM OS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO, DE MANEIRA QUE A AÇÃO DOCENTE ESTÁ COTIDIANAMENTE VOLTADA AO DESENVOLVIMENTO E FORTALECIMENTO DA CONSCIÊNCIA CRÍTICA ENTRE OS DISCENTES E A FORMAÇÃO DE INDIVÍDUOS COMPROMETIDOS COM A PROTEÇÃO DE PRESERVAÇÃO DA CULTURA LOCAL E TERRITÓRIO. MESMO APÓS CONCLUÍREM OS SEUS CURSOS, OS EDUCADORES EGRESSOS AINDA BUSCAM E CONTAM COM O APOIO DA LEDOC PARA O DESENVOLVIMENTO DE AÇÕES COLETIVAS DENTRO DO TERRITÓRIO QUILOMBOLA. COMO CONCLUSÃO GERAL, PODEMOS AFIRMAR QUE APESAR DAS DIFICULDADES INERENTES Á EDUCAÇÃO DO CAMPO E EDUCAÇÃO QUILOMBOLA, OS DOCENTES EGRESSOS DA LEDOC/UNB TÊM ASSUMIDO O DESAFIO DE OPORTUNIZAR A JUVENTUDE QUILOMBOLA KALUNGA UM MODELO DE EDUCAÇÃO EMANCIPATÓRIA E O ESTÍMULO À AUTOORGANIZAÇÃO DA JUVENTUDE COMO PROCESSO DE RESISTÊNCIA E ENFRENTAMENTO NA LUTA CONTRA HEGEMÔNICA EM DEFESA DA CULTURA QUILOMBOLA KALUNGA E DO TERRITÓRIO.