Análise do fenômeno da violência escolar em escola pública do Distrito Federal de 2017 a 2023
Escola pública; violência escolar; juventude
A questão da violência escolar é algo constantemente tornado público seja pelos diversos meios de mídia, seja dentro do próprio cotidiano dos estabelecimentos escolares, e é notório que conflitos escolares e desentendimentos relacionais, perpassam o cotidiano escolar. Nossos meios de comunicação, incluindo a internet, também testemunham o fenômeno aqui estudado. Se crê aqui que houve aumento considerável das diferentes manifestações de violência que podem ser notadas em âmbito escolar nos últimos anos, e, de modo mais especial, a partir do ano de 2016 até os dias de hoje, período marcado de forma intensa no cenário político como destacaremos. Objetivaremos estudar o tema em uma abordagem interseccional, olhando o em suas diferentes esferas e formas de manifestação, em análise qualitativa dos dados coletados. Aparentemente, após a queda do governo Dilma, acredita se aqui que cresceram os números de ataques a escola, talvez com aumento na incidência de violência na escola e também daquela cometida pela escola, manifestando se através dos mais diversos tipos e formas, que abrangem também expressões que passam pela questão de raça e gênero. Esta pesquisa poderá contribuir para a formação docente, instrumentalizar e dar ferramentas aos docentes e gestores para uma compreensão mais ampla do trabalho pedagógico e para a efetivação desta temática central no âmbito escolar, embasando para o enfrentamento do problema da violência e oportunizando uma abordagem prática pedagógica que mitigue manifestações desta natureza no espaço escolar.