“MEMÓRIAS E HISTÓRIAS: O CAMINHO DAS MULHERES ESTUDANTES NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, DO ABANDONO AO RETORNO”
MULHER;EDUCAÇÃO;EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS.
Esta pesquisa tem por objetivo compreender, com base nas memórias e histórias das Mulheres adultas da Educação de Jovens e Adultos quais os sentidos atribuídos ao retorno à vida escolar, identificando em que medida a escolarização contribui para a superação das desigualdades entre os gêneros e as mazelas sociais. A investigação tem natureza qualitativa, por meio de entrevistas narrativas. Esse método possibilita a escuta ativa de sujeitas que vivenciaram uma determinada experiência, por meio da. reconstrução de acontecimento sociais pela perspectiva do entrevistado. O tratamento dos dados obtidos será analisado pelo viés da proposta de Schutze, com base na análise de conteúdo. E os principais pressupostos teóricos são de Paulo Freire, Maria Clarisse Vieira, Sueli Carneiro, HeleiethSaffiote, Lélia Gonzalez , Angela Davis, Mary Del Priore e Maria Helena Bastos.