O ato educativo no contexto hospitalar: as percepções do profissional de saúde
psicanálise; classe hospitalar; criança hospitalizada.
As ideias freudianas relacionadas à defesa do tratamento psicanalítico gratuito e a história da
criação do Sistema Único de Saúde no Brasil partem do princípio de defesa da saúde como um
direito público fundamental, assim como a garantia de que as pessoas tenham acesso ao
tratamento humanizado. Sendo assim, este estudo explora as convergências e divergências entre
essas visões, com ênfase no que significa, para o acesso à educação nas unidades pediátricas do
Distrito Federal, compreendendo como as concepções de Freud se relacionam com as
políticas contemporâneas que visam promover o bem-estar da população e o desenvolvimento dos
sistemas de saúde e de educação mais inclusivos e acessíveis. Dessa forma, este estudo pretende
compreender as percepções do profissional de saúde, a partir dos estudos psicanalíticos no
campo da educação, sobre o ato educativo e as suas (im)possíveis contribuições no cenário
hospitalar. Para compreender as percepções dos profissionais de saúde sobre o ato educativo no
ambiente hospitalar, a pesquisa adotará uma abordagem qualitativa. A prática pedagógica
hospitalar será analisada à luz do arcabouço teórico da psicanálise, buscando entender como pode influenciar a posição da equipe de saúde em relação à subjetividade da criança hospitalizada e impactar o trabalho em equipe nas unidades pediátricas. Nesse sentido, pensamos que o trabalho escolar no ambiente hospitalar possa repercutir para a formação de uma nova proposta de atuação da abordagem pediátrica, mais humanizada que considera a criança como um todo, reconhecendo e respeitando as manifestações e as necessidades físicas e emocionais da criança. Os dados serão coletados por meio de entrevistas, de documentos e de observações participativas, A análise dos resultados será realizada integrando os achados da pesquisa ao referencial teórico e aos conhecimentos emergentes, buscando elucidar possíveis repercussões e/ou ressignificados do ato educativo no ambiente hospitalar.